Em meados de 1985 a Pastoral da Saúde ligada à Igreja Católica de Jacobina resolveu investir na Medicina Natural. Desde então terapeutas holísticos vêm a Jacobina, mensalmente para atender pessoas interessadas em resgatar a Vida pelos métodos naturais. Os primeiros terapeutas atendiam na Cantina Tudo Natural, criada como primeiro ponto referencial para uma alimentação alternativa. A Cantina desde o início, sempre foi uma grande aliada da trofoterapia, a cura através do bom uso dos alimentos.
Devido aos bons resultados obtidos com o tratamento, a cada dia crescia mais a procura pelos serviços oferecidos nesta cidade, inclusive por pessoas vindas de outras regiões. Diante desta realidade, surgiu a necessidade de fundar uma casa que oferecesse condições necessárias para desenvolver, de forma adequada, o tratamento prescrito pelos Terapeutas. Assim, nasceu o Projeto da Casa de Repouso Divino Espírito Santo, com o objetivo de ajudar na integração dos estados físicos, psíquicos, emocionais, espirituais, sociais e comunitários, de todos aqueles, que acreditem no tratamento integral e confiem nos métodos naturais de cura.
A construção da Casa de Repouso Divino Espírito Santo teve início em 21/02/1994, quando a Ir. Zidália, membro da Congregação do Divino Espírito Santo, teve esta inspiração, após ter se curado com a medicina natural, de um câncer de útero, tratando-se em casa e em uma casa localizada em Petrolina. A Irmã acredita mesmo, que esta casa é uma inspiração do Espírito Santo. O local escolhido para esta obra, foi uma grande bênção para a promoção da saúde, é um verdadeiro presente da natureza.
Um belo vale em meio a montanhas cobertas por uma grande variedade de verdes, de frente para uma pequena mais linda queda d’água, ao lado de um pequeno rio de águas cristalinas e de grande poder curativo, já que vem direto da nascente dentro das montanhas, onde se encontram também belíssimas cachoeiras. Além disso, esta riqueza de águas facilita a proliferação da vegetação, que está repleta de plantas medicinais, que são utilizadas pela casa, nos tratamentos fitoterápicos. Sem falar no privilégio do silêncio, e do contacto direto com a natureza que, por si só, já promove um bem estar.